脊柱

脊柱

A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral.

A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

Tamanho

No adulto, a coluna tem aproximadamente:

Homem: 72 – 75 cm

Mulher: 61 – 65 cm

Articulações da Coluna Vertebral

Todas as vértebras da C2 até S1 articulam-se por meio:

– Articulações dos Corpos Vertebrais

– Articulações dos Arcos Vertebrais

  • Articulações entre os processos articulares
  • Articulação entre as lâminas, processos espinhosos e transversos

椎体关节

Os corpos vertebrais estão unidos em uma articulação classificada como cartilagínea secundária e 3 estruturas garantem tanto essa união como a estabilidade estática e dinâmica entre os elementos vertebrais. São eles:

  • Os Discos Intervertebrais
  • O Ligamento Longitudinal Anterior
  • O Ligamento Longitudinal Posterior

Articulação Intervertebral

São articulações cartilagíneas projetadas para suportar peso e resistência. Tendo como estrutura relevante para conseguir realizar essas funções o Disco Intervertebral.

椎间盘

São elementos esqueléticos de formato discoide constituídos por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) que se interpõem entre os corpos vertebrais.

Existem ao longo da coluna vertebral normal 23 discos intervertebrais, os quais estão localizados imediatamente abaixo do corpo das vértebras, a partir da vértebra C2 (áxis).

Delgadas lâminas terminais separam os discos de seus corpos vertebrais.

As lâminas terminais possuem importantes funções. A primeira é relacionada á função de nutrição do disco: elas formam uma barreira permeável através da qual água e nutrientes podem passar entre o núcleo pulposo e o osso esponjoso dos corpos vertebrais.

Secundariamente, apresentam um papel mecânico em prevenir o abaulamento do núcleo para o interior do corpo vertebral.

O somatório da altura entre os discos intervertebrais corresponde a cerca de 25% (20 a 33%) do comprimento total da coluna. Variam em forma, tamanho e espessura no trajeto da coluna vertebral.

Eles são mais espessos anteriormente na região cervical e lombar e quase uniforme na região torácica.

Os discos são unidos aos ligamentos longitudinais anteriores e posteriores no nível torácico, eles também são unidos lateralmente por ligamentos intra-articulares às cabeças das costelas que se articulam com as vértebras adjacentes.

É constituído por um disco fibroso periférico composto de tecido cartilaginoso (光纤环) e uma substância interna, muito elástica, macia, gelatinosa (浆状核).

光纤环

Consiste em lamelas concêntricas de fibrocartilagem, que formam a circunferência do disco.

Parte externa do disco intervertebral constituído por cartilagem fibrosa com predominância de fibras colágenas.

 A quantidade de colágeno aumenta da porção interna do anel em direção à externa.

Os anéis inserem-se nos anéis epifisários lisos e arredondados situados nas faces articulares dos corpos vertebrais.

Cerca de 40% das camadas anulares são incompletas em qualquer parte do disco, no entanto a maior parte dessas se localiza na área póstero-lateral.

Na coluna lombar as porções anteriores e laterais do anel são aproximadamente duas vezes mais espessas do que a porção posterior, fazendo do anel posterior uma área fraca, sendo assim predisposta a traumatismo e alterações degenerativas.

浆状核

Parte central do disco intervertebral. É mais cartilagíneo do que fibroso e é normalmente muito elástico.

É um gel semifluido (40 a 60% do volume total do disco) constituído por cartilagem fibrosa com predominância de proteoglicanas em relação as fibras colágenas, principalmente do tipo II.

Sendo um fluido, o núcleo pode ser deformado sob pressão, sem redução em seu volume. Esta propriedade essencial capacita-o tanto a se acomodar ao movimento quanto a transmitir algo da carga compreensiva de uma vértebra a outra.

Atua como absorvente de choque para as forças axiais e como um coxim semilíquido que suporta peso durante a flexão, extensão e rotação lateral da coluna vertebral.

O núcleo pulposo está localizado mais posterior do que centralmente e possui elevado conteúdo de H2O que está no máximo no nascimento e diminui com o avançar da idade.

O conteúdo de água no núcleo varia durante a vida de 88% ao nascimento para 65% em um indivíduo de 77 anos (diferente do que ocorre no anel fibroso que mantém esse conteúdo em cerca de 70-75%).

Funções do Disco Intervertebral

  • Amortecer choques
  • Absorver impactos
  • Alinhamento e união
  • Fornecem mobilidade

Compressão nos discos intervertebrais durante o movimento de flexão e extensão da coluna vertebral.

Efeitos da carga vertical sobre a coluna

Carga vertical é aplicada à coluna pelo próprio peso do corpo, pela ação muscular, pela ação dos ligamentos ou por uma carga externa sustentada pela coluna vertebral.

O resultado é a redução da altura do disco, com aumento de seu diâmetro; deformação do osso esponjoso e procidência das lâminas terminais para o interior dos corpos vertebrais.

Além disso há a aproximação das extremidades dos processos articulares que pode ser um fator de artrose, depois de algum tempo.

Discos sadios e lesados respondem diferentemente à compressão axial.

Forma dos Discos Intervertebrais

A forma dos discos corresponde à dos corpos vertebrais e pode ser plana, abaulada e reentrante. Esse fato se associa coma resistência do disco à flexão e torção.

Altura dos Discos Intervertebrais

A altura dos discos varia de acordo com diferentes regiões da coluna vertebral e está relacionada com a maior ou menor curvatura e mobilidade das regiões vertebrais.

A altura dos discos pode variar com:

  • Idade
  • Anomalias congênitas (sacralização e lombarização)
  • Patologia
  • Variação diurna (15-20 mm)

Vascularização do Disco Intervertebral

Para a sua nutrição o disco depende da difusão de nutrientes tais como glicose, sulfato e oxigênio. Estes atingem o disco por duas vias:

Anular: vasos sanguíneos na periferia do anel fibroso

Laminar: por plexos capilares sob as lâminas terminais.

A via laminar de nutrição depende do fluxo de fluido para dentro e para fora do disco que, por sua vez, se relaciona com a postura e carga sobre a coluna.

A borda posterior do disco apresenta um suprimento nutricional deficiente.

O disco é avascular após os 10 anos (tirando as fibras externas).

Exceto em relação as suas periferias, supridas a partir de vasos sanguíneos, os discos são avasculares e sustentados pela difusão dos ossos vertebrais.

前纵韧带

É uma forte faixa fibrosa larga que conecta as faces ântero-laterais dos corpos vertebrais e os discos.

Se estende do sacro aos tubérculos anteriores de C1 e o osso occipital, anterior ao forame magno. Continua-se superiormente com o ligamento atlantoaxial anterior.

Mais largo caudalmente, mas espesso e estreito na região torácica e também mais estreitos em frente aos corpos vertebrais do que no nível das sínfises intervertebrais.

功能介绍

Mantém a estabilidade das articulações entre os corpos vertebrais e ajuda a impedir a hiperextensão da coluna vertebral.

先前的纵向连接
前纵韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

后纵韧带

É uma faixa muito mais estreita, um pouco mais fraca do que o ligamento longitudinal anterior.

Corre dentro do canal vertebral ao longo da face posterior dos corpos vertebrais. Se fixa nos discos intervertebrais e às margens posteriores dos corpos vertebrais de C2 ao sacro.Continua-se superiormente com a membrana tectória.

功能介绍

Ajuda a impedir a hiperflexão da coluna lombar e a herniação e protrusão posterior dos discos.

纵向连接
 后纵韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

脊柱关节

São articulações dos processos articulares (zigoapofisárias).

Cada articulação é envolvida por uma fina cápsula articular frouxa. A cápsula está fixada nas margens dos processos articulares das vértebras adjacentes.

As articulações dos processos articulares permitem movimentos de deslizamento entre as vértebras: a forma e a disposição das facetas articulares determinam o tipo de movimento possível.

Articulações Acessórias

As articulações dos processos articulares permitem movimentos de deslizamento entre as vértebras: a forma e a disposição das facetas articulares determinam o tipo de movimento possível.

黄韧带

É um tecido fibroso elástico amarelo largo que une as lâminas dos arcos vertebrais.

Mantém a lâmina acima até a lâmina abaixo, mantendo assim, as lâminas das vértebras adjacentes juntas, formando a parede posterior do canal vertebral. Possui certa elasticidade que serve para preservar a postura vertical.

Os ligamentos amarelos são longos, finos e amplos na região cervical; mais espesso na região torácica e mais ainda na região lombar.

功能介绍

Impedem a separação da lâmina evitando, normalmente, a lesão dos discos intervertebrais

Os fortes ligamentos amarelos elásticos ajudam a preservar as curvaturas normais da coluna vertebral e auxiliam a endireitar a coluna após a flexão.

黄色链接
 黄韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

Ligamento da Nuca

Septo intermuscular fibroelástico e frequentemente considerado homólogo com os ligamentos supraespinhal e interespinhal do pescoço.

É composto de tecido fibroelástico grosso que se estende da protuberância occipital externa e margem posterior do forame magno até os processos espinhosos das vértebras cervicais.

NUCAL连接
韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

Ligamento Supraespinhal

Ligamento fibroso e resistente que une os ápices dos processos espinhosos a partir da C7 até o sacro (mais espessos e largos nos níveis lombares e intimamente misturado com a fáscia adjacente.

Entre a C7 e a protuberância occipital externa ele é expandido como o ligamento da nuca.

Ligamento Interespinhal

Finos e quase membranosos, unem os processos espinhosos adjacentes, suas inserções estendem-se da raiz até o ápice de cada um. Eles encontram os ligamentos amarelos na frente e os ligamentos supraespinhal atrás.

功能介绍

Impedem a separação dos processos espinhosos, ou seja, o movimento de flexão da coluna.

棘突间和棘突间
上韧带和棘突间韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

Ligamento Intertransversal

Entre os processos transversos adjacentes, são constituídos por fibras espalhadas na região cervical e cordões fibrosos na região torácica. Os ligamentos intertransversais da região lombar são finos e membranáceo.

功能介绍

Impedem a separação dos processos transversos, ou seja, o movimento de inclinação lateral.

先前的横向和纵向连接
前纵韧带和棘突间韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

寰枕关节(C0– C1)

此关节由以下结构组成:

关节囊 –它们围绕枕骨dy和寰椎外侧肿块的关节面。

寰枕膜 –宽而粗的交织纤维将大孔前缘与前寰椎弓的上边缘连接在一起。

寰枕后膜 –它宽而薄,固定在大孔的后缘和地图集后弓的上边缘。

寰枕韧带,外侧 –它们是关节囊的增厚部分,由纤维束和倾斜的上,中层组织束加强。它们适合枕骨的颈突和寰椎横突的基部。

大西洋与西方的连接(C0– C1)
寰枕韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

枕轴韧带(C0– C2)

此关节由以下结构组成:

构造膜 –它是一条宽而有弹性的带子,覆盖了椎管内的牙齿及其韧带。考虑后纵韧带的延伸。它被插入到轴的身体,并在枕骨基底沟上方。

阿拉尔韧带 –它们从牙齿的先端的任一侧开始,插入枕骨con的粗糙的内侧部分。

牙尖韧带 –它从上颌牙的顶端延伸到前臂韧带之间的孔口大后缘。

OCCIPITO轴向链接(C0– C2)
枕轴韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

寰枢关节(C1– C2)

地图集与轴的关节包括以下结构:

关节囊 –它们细长而疏松,将寰椎侧块的边缘连接到轴后关节面的边缘。

寰枢椎前韧带 –它是一个坚固的膜,附着在地图集后弓的下边缘和轴体的腹面。

寰枢椎后韧带 –它是一种薄而宽的膜,插入到地图集后弓的下边缘和轴状刀片的上边缘。

阿特拉斯横韧带 –它是一条坚固的拱形带,使牙齿与前弓保持接触。它适合枕叶的基底部分和轴体的后部。地图集的横韧带与上,下纵向束一起形成。 十字形韧带.

高颈椎区域链接
颈上韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

肋骨关节

这些关节分为两个部分:

1和#8211;肋骨头与椎体的铰接;

2–横行横突关节,肋骨颈与胸椎的横向过程连接。

1和#8211;肋骨头关节 它是由肋骨头与胸椎的椎骨关节形成的扁平关节。该关节的韧带为:

关节囊 –它由短而结实的纤维组成,这些纤维将肋骨的头部连接到椎骨和椎间盘形成的关节腔上。

肋骨韧带 –将肋骨头部的前部连接到两个椎骨及其椎间盘的主体上。它由三个扁平束组成,它们插入肋骨头部的前部。

关节内肋骨韧带 –它是一种短而扁平的横梁,横向插入关节小平面之间的波峰,中间插入椎间盘,将关节分开(每个关节都有自己的滑膜)。

辐射连接
 辐射韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

2–横横关节 –它是肋骨结节的关节面和相应的椎骨横向突节之间的关节。它由以下结构组成:

关节囊 –它很薄,并插入有滑膜的关节周围。

上横韧带 –它适合肋骨颈的上边缘和上方椎骨的横向突起。

后肋横韧带 –它们是插入肋骨颈中以及上述椎骨的横突和关节突的侧边缘的纤维。

肋骨颈韧带 –它们是短而有弹性的纤维,通过相邻的横向过程将肋骨颈的背面连接在一起。

肋骨韧带 –它是一个短而厚且有弹性的束,从横突的顶端一直延伸到肋结节的非关节部分。

跨横向链接
肋横韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

胸肋关节 –真正的肋骨软骨与胸骨的关节是扁平关节,但第一个是软骨缺损。连接元素是:

关节囊 –它们是非常细的纤维,围绕着真正的肋骨和胸骨的肋软骨的关节。

放射状胸肋韧带 –从真正的肋骨软骨的胸骨末端的前后表面放射出的细小的辐射束。

关节内胸肋韧带 –仅在第二根肋骨上保持恒定。它从肋骨软骨延伸到将手掌连接到胸骨身体的纤维软骨。

肋骨韧带 –在剑突中将第七根肋骨的前表面和后表面连接到它们。

胸骨关节
胸肋关节
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

软骨间关节 –肋软骨之间的关节。

肋软骨关节 –肋骨和肋软骨之间的关节。

胸骨关节:

1 – 胸骨 –在手掌和胸骨之间通常是一个共生体。

2 – Xifoesternal –在剑突和胸骨之间,通常是一种共骨。

腰ac关节

它们是第五腰椎和the骨之间的关节。它们的身体由包括椎间盘的共骨连接在一起。

腰椎韧带 -插入第五个腰椎的前下表面,并通过两束射线辐射到骨盆中:一束下腰韧带,插入ac骨前上表面,一束上束,部分square骨的方肌插入腰部,到达to关节前的the,并一直延伸至胸腰筋膜。

伊洛邦宝连接
腰椎韧带
资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

cro尾关节

这是the骨顶点和尾骨基部之间的共生体,由纤维软骨盘连接。

cro前韧带 –骨和尾骨的骨盆表面下降的不规则纤维。

cro尾韧带 –浅表表面从第五椎的背面穿过到尾骨的背面。

Sa尾外侧韧带 -将尾骨的横突连接到ac骨的后外侧角。

角膜间韧带 -加入the骨和尾骨的角。

囊尾关节
cro尾关节

 

资料来源:NETTER,Frank H ..《人体解剖学地图集》。 2版。阿雷格里港:Artmed,2000年。

查看更多

滑膜关节
自动取款机
肩部
肘部
拳头
臀围
膝关节
脚踝