São Paulo ganha museu dedicado à Anatomia Humana!

São Paulo ganha museu dedicado à Anatomia Humana!

Novo espaço traz partes do corpo muito bem conservadas e mostra como os órgãos, músculos e ossos são complexos e fascinantes

Após quase três anos de reformas, o Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero reabriu as portas para o público e é uma ótima opção de passeio na capital paulista. Localizado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), no bairro do Butantã, dentro da Cidade Universitária, o local nos convida para uma viagem por todas as estruturas que compõem o nosso corpo.

Para entendermos direitinho a história desse museu, vamos entrar na máquina do tempo e viajar para 1912, há exatos 105 anos. Nesse período, o médico Arnaldo Vieira de Carvalho, um dos fundadores da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, convidou o italiano Alfonso Bovero para ser o primeiro professor da disciplina de anatomia.

Bovero aceitou o desafio e ficou no cargo até 1937, ano em que morreu. Durante todos esses período, ele colecionou diversas peças do corpo humano, imprescindíveis para o ensino da medicina. Seu acervo, aliás, é um dos maiores do mundo em anormalidades anatômicas. Ele criou a primeira versão do museu, que funcionou durante muito tempo.

 

Sem comentários

Comentário fechado