Ensino da Anatomia

ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

A Anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo humano e é considerada como fundamento de toda a arte da medicina. Embora, o interesse da anatomia implique a estrutura dos órgãos, estrutura e função relacionam-se intimamente, como se verifica na comparação existente entre a geografia e a história, ou anatomia e fisiologia. O ensino da anatomia clássica tem sido realizado em todas as universidades do mundo por meio de métodos de dissecção de peças de cadáveres formolizados. É a metodologia consagrada no meio anatômico, podendo, nos dias de hoje, variar em alguns componentes da solução fixadora de tecidos ou órgãos.

O ensino desta importante disciplina vem sendo realizado nas Universidades espalhadas por todo o mundo onde, além das aulas teóricas, são ministradas aulas práticas utilizando-se peças anatômicas: cadáveres inteiros ou suas partes, preparadas e armazenadas em cubas especiais em solução de formalina a 10%. Dentre os cursos que estudam a anatomia humana estão: Medicina, Odontologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Quiropraxia, Biologia entre outros.

O ensino de uma forma geral tem evoluindo muito com a tecnologia, facilitando a compreensão do aluno em relação e essa tão temida disciplina. Com o acesso à internet, os estudantes de anatomia possuem um acervo de imagens, vídeos e artigos que auxiliam e complementam o estudo da anatomia. Portanto, não se deve esquecer que todos estes meios funcionam apenas como auxiliares e que o mais importante, sem dúvida, ainda é a observação das peças anatômicas.

O ensino da anatomia vem evoluindo gradualmente, com novas técnicas de conservação de cadáveres, métodos de dissecação e preparação de peças de todos os sistemas do corpo humano. Portanto, o cadáver acaba sendo um material cuja existência é essencial, pois permite o enfoque de cada órgão ou de parte deles. O conhecimento destes consiste na base primordial ao exercício da futura prática clínica e principalmente cirúrgica dos alunos.

Artigos relacionados: