ARTICULAÇÕES  CARTILAGÍNEAS  (ANFIARTROSES)


Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também são chamadas de anfiartroses. Existem dois tipos de articulações cartilagíneas:

Sincondroses
Sínfises


Sincondroses

Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

Sincondroses Cranianas:

 Esfeno-etmoidal

 Esfeno-petrosa

 Intra-occipital anterior

 Intra-occipital posterior

Sincondroses Pós-cranianas:

 Epifisiodiafisárias

 Epifisiocorporal

 Intra-epifisária

 Esternais

 Manúbrio-esternal

 Xifoesternal

 Sacrais


Sínfises

As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso, sendo essa a característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.

Sínfises:

 Manúbrio-esternal

 Intervertebrais

 Sacrais

 Púbica

 Mentoniana



voltar




Copyright by Aula de Anatomia®.::.Todos os Direitos Reservados
Designed by Jonas Edison Wecker.::.jonas@auladeanatomia.com